11/04/2018

ZONA DO MEDO | O Exorcista - João F.


   Fala, meu povo! Hoje estou aqui para apresentar-lhes um quadro novo; Sejam muito bem-vindos e bem-vindas à Zona do Medo! Aqui iremos falar de assuntos diversos relacionados ao universo do horror e suas variantes, como suspense, terror e ficção científica (vez ou outra dá pra encaixar uma boa comédia de terror, também hehe). E, para estrear esse novo quadro, nada melhor do que começar falando de um dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos: O EXORCISTA!


FONTE: Wallpaper Cave

   Provavelmente você era muito jovem na época do lançamento desse filme, ou simplesmente ficou sabendo de sua existência através de algum parente mais velho, que certamente já passou noites sem dormir por conta de O Exorcista. Essa produção macabra de 1973 é referência para o horror até os dias de hoje, e em 2018 comemora 45 anos de existência. Mas, nem por isso o filme fica menos sombrio. Existem muitas cenas que ainda podem fazer você rir de nervoso, e muito!


 Para quem ainda não assistiu ao filme, essa produção norte-americana é estrelada por Linda Blair (que retornou para uma sequência desastrosa); Ellen Burstyn (que mais tarde viria a ser indicada ao Oscar por ‘Réquiem para um sonho’) e Max Von Sydow (o eterno Imperador Ming de Flash Gordon). Na trama, somos apresentados à uma garotinha de 12 anos de idade que começa a demonstrar comportamentos extremamente bizarros, assustando a sua mãe e todos que convivem com a jovem. Após vários exames, os médicos não encontram nada que seja considerado fora do normal, até que um dos médicos sugere um exorcismo, já que a garota apresenta sinais de posse demoníaca. E, é aí que o pesadelo começa, com a chegada de dois padres que estão prontos para expulsar o demônio do corpo da garota. 



Imagens do Filme

   Considerado um dos filmes mais perturbadores já realizados, O Exorcista é adaptado do livro homônimo do William Peter Blatty (falecido em 2016), lançado em 1971, e pode ser considerado uma adaptação fiel ao material original, ainda que a obra de Blatty seja mais detalhista com relação a alguns assuntos mais sombrios que são abordados na história. O impacto que esse filme causou para a cultura POP foi muito grande, desde os seus bastidores, com alguns acontecimentos que são mais bizarros do que algumas cenas do próprio filme. E esses acontecimentos merecem um parágrafo inteiro. 

   Pois é, os acontecimentos variam de acidentes estranhos até mortes inexplicáveis de membros do elenco e da equipe técnica. Um incêndio destruiu vários cenários do filme, salvando-se apenas aquele quarto onde ocorriam as cenas mais pesadas; A atriz Ellen Burstyn sofreu uma lesão muito grave na coluna, na cena em que é empurrada fortemente pela filha; O irmão de Max Von Sydow veio a óbito, enquanto o ator estava ainda escalado para o filme; O ator que interpreta o Burke Dennings no filme, faleceu, em decorrência de uma pneumonia, pouco depois das gravações; O técnico de efeitos visuais – que inclusive foi o responsável por refrigerar o quarto onde ocorriam as cenas macabras de exorcismo – simplesmente morreu, de uma maneira que os médicos não conseguiram explicar a causa; Um segurança que trabalhou nos bastidores do filme foi violentamente baleado e morto, fora do set de filmagens, evidentemente. 

FONTE: Annyas

   Existem mais histórias assustadoras sobre os bastidores de O Exorcista, mas essas são as mais conhecidas. Até hoje, mesmo com alguns detalhes que podem entregar a idade do filme, como a cor do sangue e a funcionalidade de alguns efeitos especiais, o charme ainda se mantém, e a produção ainda cumpre com a função de assustar o espectador e fazer com que tenha pesadelos. Eu fui uma das vítimas, já que ao assistir ao filme pela primeira vez, aos 11 anos de idade, passei várias noites sem conseguir dormir direito. Algumas pessoas que conheço assistiram ao filme recentemente, e disseram que deram risadas mais do que tiveram medo. Se você faz parte desse grupo, que acha produções antigas de terror simplesmente toscas e com humor involuntário tente assistir ao filme com a mente aberta, com a ideia de que você está assistindo a um filme que já assustou seus pais. Mas, é aquela história: Gosto é gosto, Né?!

   Para você ter uma ideia do impacto de “O Exorcista”, até hoje o filme figura na lista dos mais assistidos no Brasil, onde chegou apenas em 1974. Na época do seu lançamento, as críticas foram bem positivas, e o longa foi um verdadeiro sucesso de bilheteria, atraindo muita gente que ficou curiosa para ver o filme, após todos os relatos de pessoas que assistiram ao filme e saíram da sessão aterrorizadas. Curiosamente, este foi o primeiro filme de horror a ser indicado para o Oscar de Melhor Filme, mas infelizmente não levou a vitória. 


Imagem do filme

   Outra curiosidade é que, na época do lançamento do filme, começaram a se tornar populares vários casos de supostas assombrações em residências de várias pessoas ao redor do mundo, muitos desses casos sendo investigados pelo casal Ed e Lorraine Warren, que hoje a gente conhece por conta da popularidade da franquia Invocação do Mal. Outra curiosidade é que sua atriz principal, Linda Blair, alegou que o clima das filmagens de O Exorcista traumatizaram sua adolescência, com todos aqueles acontecimentos bizarros que mencionei agora há pouco e conflitos do diretor Willian Friedkin (o mesmo de Operação França, com Gene Hackman) com a equipe técnica e o elenco.

   Recentemente, um canal pago lançou a série The Exorcist, baseada nesse filme. O programa é estrelado por Geena Davis (de Stuart Little) e Alfonso Herrera (o Hernando de Sense 8), e tem recebido críticas muito positivas. Isso mostra o quanto o filme é muito querido entre a maioria dos fãs de horror, com uma série brilhante, que também vale a pena ser conferida! 



A versão mais conhecida do filme atualmente, que foi lançada em DVD, conta com 11 minutos a mais, com cenas excluídas que ao serem misturadas à incrível trilha sonora, iluminam o filme com uma mistura perfeita.

   Até bem recentemente, O Exorcista era considerado “O maior filme de horror da história” (financeiramente falando), até a chegada de IT – A Coisa, que o superou e permanece coroado. Mesmo que, existam filmes clássicos do horror que são ainda mais assustadores do que esse aqui (na minha opinião), O Exorcista é uma aula de como produzir um filme de terror, em uma época onde os realizadores desse tipo de filme eram considerados corajosos e até mesmo ousados, por irem contra “a moral e os bons costumes”. O livro é igualmente interessante (e assustador, também!). 


FONTE: All Wallpaper

- Considerações Finais:

   Então, é isso, galera! Como vocês puderam ver, o filme é reverenciado até hoje por ter revolucionado o cinema de horror, que até então era famoso apenas pela presença dos monstros da Universal, como o Drácula e o Lobisomem. Ainda que você não seja um admirador de filmes antigos, vale muito a pena dar uma conferida nesse filme, por conta de sua importância. Se você é fã de horror e ainda não assistiu ou nunca ouviu falar desse filme, trate de assisti-lo imediatamente! O NerdSpeaking Indica.



http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!