18/04/2018

NS INDICA FILMES | O Procurado - João F.


   Fala, meu povo! Não costumo indicar muitos filmes de ação, justamente por conta dos estereótipos presentes em grande parte dos longas que compõem esse gênero, com um protagonista que dá uma de bonitão e adora ficar com a garota no final. Acho que “O Procurado” se destaca justamente por fugir desse “padrão”, e ainda consegue deixar sua marca registrada no gênero, mesmo após dez anos desde o seu lançamento no circuito comercial.



FONTE: BSNSCB

   Wanted (ou O Procurado) é um longa metragem de ação norte-americano lançado em 2008, dirigido por Timur Bekmambetov, também responsável por Abraham Lincoln, Caçador de Vampiros e mais recentemente do remake do clássico Ben-hur. O filme é baseado em uma história em quadrinhos escrita por Mark Millar (mesmo autor de Kick-Ass), lançada em 2003. Não cheguei a ler a HQ, então honestamente não sei dizer se o filme é fiel ao material original. Mas, o fato é que O Procurado funciona muito bem dentro do que ele propõe para o espectador.

FONTE: ZOOM COMICS

   Na história, acompanhamos Wesley Gibson (James McAvoy, nove anos antes de protagonizar Fragmentado), um jovem contador que odeia seu trabalho, principalmente por conta de sua chefe. A vida do cara vira de cabeça para baixo quando ele descobre que sua namorada o traiu com o seu melhor amigo.

FONTE: HBO.SI

   Porém, ele acaba descobrindo que seu pai, que ele não conhecia, foi assassinado recentemente, e que o sujeito fazia parte de uma organização conhecida como “A Fraternidade”, um grupo de assassinos muito específico, treinados de maneira rigorosa para eliminar alvos, sem questionamentos. Supervisionado pelo líder do grupo, Sloan (Morgan Freeman) e pela misteriosa Fox (Angelina Jolie, que dispensa apresentações), Wesley inicia seu treinamento para fazer parte dessa sociedade secreta, enquanto desvenda segredos sobre seu passado e de sua família.

FONTE: Some Came Running

   A história pode lembrar outros filmes cujos protagonistas estão em fase de treinamento para enfrentar uma vindoura ameaça, mas existem vários fatores em Wanted que contam pontos ao seu favor. Quer um exemplo? Vamos começar pelo espetáculo pirotécnico, que é o que atrai muitos fãs de filmes de ação. Esse recurso está muito saturado pelo gênero, que ultimamente se preocupa mais com explosões do que com um roteiro decente. A sacada desse filme foi unir uma história interessante com um visual espetacular, apresentando uma estética genial que faz referência às páginas dos quadrinhos, algo que é marca registrada de toda adaptação cinematográfica de uma obra do Mark Millar, com toda aquela “violência divertida” representada pelo exagero.

FONTE: Movie Fone

   A fotografia é muito bonita, com aquele ar de paródia sempre no ar, com uma câmera ousada, que está sempre em movimento, seja nas cenas mais “rápidas” e cheias de adrenalina, ou nos momentos em que acompanha os golpes dos personagens nas lutas, todas cuidadosamente coreografadas. Confesso que o slow motion exagerado me deixou com uma pequena pulga atrás da orelha, mas não é nada que comprometa o seu entretenimento, isso eu posso garantir.

 Quem gostou de Kingsman (os dois filmes, também adaptados de uma HQ do mesmo autor) e sua estética, com certeza irá se apaixonar por O Procurado. As cenas de ação são incríveis, desde o treinamento intenso de Wesley, - que passa por maus bocados - até a sequência final, uma das melhores dos filmes de ação dos anos 2000. Quando a gente junta ótimas coreografias de luta com bons efeitos especiais e uma trilha sonora sensacional - composta por Danny Elfman - o resultado é perfeito! O que não falta nesse filme é “Cena da igreja” (sacou a referência, né?!).

 
FONTE: Wired

   Temos em Wanted um elenco competente. Curti o Morgan Freeman como o Sloan, que é aquele típico mentor que esconde vários segredos, mas não é nada diferente do que o ator já fez antes; Rola uma participação bacana de Terrence Stamp (O General Zod de Superman, com Christopher Reeve), com um personagem interessante mas que aparece muito pouco; Angelina Jolie está, como sempre, como uma personagem bad-ass, que não chega a ser um dos seus papéis mais marcantes, mas sua Fox rouba a cena, sobretudo nas sequências de ação, onde demonstra aquele talento poderoso sempre presente em seu currículo.
 
FONTE: Sporcle


   Obviamente, o destaque fica com James McAvoy, que é um protagonista um tanto fora dos padrões, no quesito personalidade, pois ele não faz o estilo casca grossa de James Bond, mas sim é um cara normal que é jogado diretamente na ação e faz de tudo para improvisar. O talento de McAvoy faz toda a diferença nas cenas que ilustram os conflitos internos do seu personagem.




   Quem curte um bom “filme de doido” (como diz minha mãe), que são aqueles longas que possuem o mesmo estilo dos filmes do Matthew Vaugh, vai virar um fã de O Procurado logo de cara. A produção não é exatamente uma obra prima, e muito menos apresenta uma trama completamente original, mas ainda assim merece uma conferida dos admiradores de filmes de ação e também de quem curte quadrinhos “realistas”.



 Como curiosidade, o filme conseguiu 71% de aprovação no Rotten Tomatoes, chegando a um consenso de que é um ótimo filme-pipoca, com boas atuações e ação de tirar o fôlego. Vale lembrar que esse não é um “filme-pipoca” qualquer, pois a sua experiência de assistir ao filme pode ser mais divertida do que você imagina.

 
- CONSIDERAÇÕES FINAIS:

  No fim, apesar de trazer consigo uma história interessante e personagens competentes, o verdadeiro charme do filme está em sua vibe que faz referência à uma verdadeira história em quadrinhos, com cenas de ação ultra-violentas, em um ritmo absurdo! O plot é realmente de explodir cabeças, literalmente. Quem ficou interessado, saiba que “O Procurado” encontra-se disponível na Netflix. Pode assistir, pois vale muito a pena!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/search/label/Jo%C3%A3o%20F.

Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!