19/01/2018

VALE A PENA LER? | Tartarugas Até Lá Embaixo – Joe


   Hey pessoas, beleza? Aqui é o Joe e hoje trago para vocês um pouco do mais novo livro do nosso querido John Green (sim, aquele mesmo do A Culpa é das Estrelas) intitulado criativamente como Turtles All The Way Down (Tartarugas Até lá Embaixo). A pergunta que venho responder é, aliás, muito simples; Vale a Pena Ler?


   Depois de um breve hiatos de 6 anos como escritor, João Verde (desculpa, a piada é velha, mas é boa - mentira) retorna com uma história que se espelha muito em sua vida pessoal. Ele fala de como enfrenta os problemas que existem pura e unicamente em sua própria mente, em seus distúrbios com o TOC e ansiedade, e com pensamentos que vem e vão, invadindo e quebrando a linha entre o imaginário e o real.


   O plot gira em torno de uma garota de 16 anos chamada Aza Holmes, que voa constantemente abaixo do radar, por não se sentir tão comum quanto os outros. Ela sofre de distúrbios frequentes quanto aos seus pensamentos, narrando que na maior parte do tempo é como se ela nem fizesse parte dela mesma, como se seu corpo não fosse de fato seu. Aza acaba sendo arrastada por uma amiga (Daisy) para uma aventura não-convencional de solucionar o sumiço misterioso do magnata Russel Picket, perseguido pela polícia, (cuja recompensa é de meio milhão de dólares) que por coincidência é pai de um amigo em comum chamado Davis. Em suma, o livro vai traçar o rumo da jovem garota, que constantemente se vê presa em espirais de pensamentos que se afunilam aos poucos até lá em baixo, enquanto tenta ser uma boa amiga, boa filha, boa estudante e sobretudo e todas, tenta ser AZA HOLMES.


   O livro trata de um assunto muito atual, que vem se repetindo em diversos filmes, séries e livros, que é a empatia, resiliência e o eterno tema do amor, ainda que fraternal. É sobre entender a outra pessoa como OUTRA PESSOA, não uma reprodução do que você imagina, entende ou até mesmo QUER que esse outro seja. E esse tipo de abordagem é quase que a assinatura autoral de John Green; Ele sabe criar diálogos e situações muito difíceis, com temas muito complexos e filosóficos, mas com resoluções ou fechamentos muito simples e capturáveis por qualquer que seja o seu público. Isso é o que realmente admiro em Turtles All The Way Down – um livro de público eclético.
  

   É claro que o livro tem seus lugares-comuns clássicos de livros adolescentes (público de Green), mas isso não diminui nem um pouco a obra que o livro é. Aliás, é um dos livros que menos tenta agradar esse público, uma vez que dedica-se muito mais ao diálogo contínuo, cenas longas e descrições de pensamentos. O que talvez seja o ponto baixo do livro é sua conclusão (ainda que esperada), com uma simplicidade que parece transbordar o comum, dando até uma sensação de incompletude. Eu não curti de verdade, por mais poético que tenha parecido ser. Foi mal, John.



- VALE A PENA LER?

    Bastante. É um livro muito simples, uma vez que quebramos sua casca de complexidade, e até chegamos a nos identificar nas ‘loucuras’ da personagem (EU ESPERO QUE NÃO SEJA SÓ EU, OK?!), e de todos aqueles seus espirais de pensamento. É um livro que chegou no momento certo, num mundo que precisamos nos policiar e aprender a entender que os problemas dos outros também são tão grandes quanto os nossos. É sobre empatia. É sobre respeito... E é sobre tartarugas (até lá em baixo!). O NerdSpeaking Recomenda.


Espalhe a ideia, comente com os amigos! Compartilhe o que é bom!

http://nerdspeaking.blogspot.com.br/p/quem-somos_22.html

Twitter: @oNerdSpeaking
Instagram: NerdSpeaking
SoundCloud: Nerd-Speaking
Facebook: NerdSpeaking
 E-mail: nerdspeaking@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha? Comenta aí!